Este guia online está em período de atualização.
📌 Praça José Gonçalves de Oliveira, s/n - Luis Antonio de Oliveira, Tauá - CE, 63660-000
A Fundação Bernardo Feitosa em seus 32 anos de existência primou pelo fomento e promoção da construção da cidadania cultural e ambiental dos que fazem a região dos Inhamuns no sudoeste do estado do Ceará que tem como fio condutor a educação museal em todas as atividades, através da realização de capacitações, formações, oficinas, simpósios, exposição permanente e itinerante, pesquisa técnica e acadêmica nas áreas da paleontologia, arqueologia e meio ambiente, ações de preservação do patrimônio cultural material e imaterial, educação museal dentre outras atividades.
A cidadania cultural é construída a partir da apropriação da cultura como direito à experimentação, à informação, à memória e à participação e baseia-se na garantia dos direitos culturais a todos os cidadãos e no estímulo a geração de uma nova consciência política. a cultura aqui é entendida em sentido amplo, contemplando toda herança não biológica que faz a diferença entre os povos, vale dizer, os diversos processos de designação e simbolização (linguagens), as inúmeras maneiras de lidar com a morte, o desconhecido e o imaginado (religiões e artes), as formas singulares de se relacionar com a natureza (tecnologias), as maneiras particulares de regular as relações sociais (instituições), inclusive a produção e distribuição de bens (economia) e as diferenciadas formas de sociabilidade gratuita (festas, jogos e brincadeiras), como salienta frederico lustosa da costa.
O município de Tauá tornou-se protagonista e indutor de ações e da formulação de políticas públicas tendo como base a “provocação cidadã” das organizações não governamentais e da população, para o êxito de sua missão nos Inhamuns e no Ceará. entende-se que a educação é o único caminho da cidadania. A Fundação Bernardo Feitosa exerce e seguirá exercendo papel de grande relevância no que diz respeito à discussão sobre identidades culturais e sobre a memória como construção do presente, além de fomentar noções de pertencimento e de empoderamento das comunidades.
A preservação patrimonial ao invés de ter como fim o patrimônio em si dar cada vez mais lugar a uma preocupação com o público e com a qualidade de interação entre patrimônio e sociedade. esta discussão tem paralelos claros com a discussão sobre a função social dos museus que gira em torno de firmar princípios como o compromisso com seu papel nos âmbitos preservacionista, científico e educativo.
Museus e escolas são espaços que podem oferecer ações conjuntas de formação. Muitos são os projetos realizados entre museus e escolas de forma orgânica que devem ter avaliadas as possibilidades de transformarem-se em políticas públicas constantes. parcerias entre secretarias de educação e cultura e instituições culturais e escolares, podem garantir ou pelo menos ajudar na melhoria da qualidade do ensino. não se trata se escolarizar o museu, mas de ampliar as suas possibilidades educativas.
Dentre as pesquisas realizadas destacam-se mapeamento cultural em parceria com o unicef e prefeitura municipal de Tauá, mapeamento arqueológico em parceria com a fundação casa grande, dos imóveis do centro urbano de tauá para futuro tombamento , pesquisa histórica sobre a vida do fundador da Fundação Bernardo Feitosa para elaboração e execução do memorial joaquim feitosa e livro em parceria com Universidade Federal do Ceará, pesquisa sobre as mulheres que se sobressaíram em seus ofícios para exposição mulheres, memória e história dentre outras.
💎 Acervo Geológico e Paleontológico
🔍 Aproximadamente 50% do acervo geocientífico é composto por peças da região
⚓ Administração Privada
💲 Entrada Gratuita