Este guia online está em período de atualização.
📌 Universidade Federal de Catalão, Campus I, Instituto de Geografia - Avenida Doutor Lamartine Pinto de Avelar, 1120 - Vila Chaud, Catalão - GO, 75704-020
Em 1992 deu-se início ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do curso de Geografia do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto foi responsável pela implantação do Museu Laboratório de Rochas e Minerais. Já havia um acervo considerável trazido do Nordeste pelo professor Marcos Assis Pereira de Souza. Através de rifas e doações feitas pelos alunos foram feitas a bancada central e as prateleiras do museu. O professor Laurindo Elias Pedrosa e o técnico em geologia Geraldo Barreto, na época alunos e bolsistas, passaram um ano catalogando e estudando o acervo. O museu teve e ainda tem várias contribuições de outras áreas.
O professor Laurindo explica que hoje o museu conta com um acervo considerável contendo as doze classes de minerais, a classe de mineralóides, da paleontologia, um pequeno acervo de arqueologia e a história do lugar. Alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, os demais professores e a comunidade educacional tem toda a condição de pesquisar sobre rochas e minerais. Conforme Laurindo, para ter acesso é preciso que se faça um comunicado por escrito e que leve seu quadro de horário ao departamento de Geografia. As visitas podem ser feitas de manhã, à tarde ou à noite.
Fonte: ASCOM UFG CATALÃO (Atual ASCOM UFCAT)
🕑 Todos os dias
📞 (64) 3441-3505 | (64) 3441-3500
💎 Acervo Mineralógico, Geológico, Paleontológico e Ambiental
🔍 Aproximadamente 50% do acervo é composto por peças da região
⚓ Administração Pública
🎓 Museu Universitário
💲 Entrada Gratuita